Avalie a população trabalhadora quanto a fatores físicos e fisiológicos. Faça avaliações físico-funcionais. Realize a gestão de riscos ortopédicos.
A NR-17 no seu item 17.1.1 estabelece:
“[...] 17.1.1. Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho. [...]”
As características psicofisiológicas dizem respeito a todo o conhecimento referente ao funcionamento do ser humano, contemplados aqui, todo o conhecimento antropológico, psicológico e fisiológico.
A partir desse entendimento, para realizar adaptações às características psicofisiológicas dos trabalhadores é necessário um estudo da população, a fim de identificar as valências físicas dos indivíduos envolvidos no processo.
Nesse contexto, a avaliação funcional fisioterapêutica nas empresas, através do Exame Físico-Funcional Ocupacional (EFFO), que é um conjunto de técnicas que avaliam a funcionalidade física no meio ocupacional, representa uma ferramenta valiosa para monitorar a saúde do trabalhador.
Nós realizamos exames fisioterapêuticos no âmbito da saúde ocupacional:
• Exame Físico-Funcional Admissional;
• Exame Físico-Funcional Periódico;
• Exame Físico-Funcional Demissional.
O nosso protocolo de avaliação é sistematizado e fundamentado cientificamente, com uso da CIF que codifica, quantifica e qualifica a funcionalidade. Nós utilizamos planilha automatizada com dashboards para facilitar a visualização dos resultados das avaliações físico-funcionais e transformá-los em indicadores mensuráveis, o que possibilita a gestão e análise dos riscos ortopédicos. Além disso, os indicadores direcionam as intervenções de saúde ocupacional.
Faça um orçamento conosco!